You are currently viewing A CURA PELA FALA

A CURA PELA FALA

A necessidade geral da arte é a necessidade racional que leva o homem a tomar consciência do mundo interior e a lazer um objeto no qual se reconheça a si próprio. (Filosofo Germânico – Georg Wilhelm Friedrich Hegel)

A psicanálise é a cura pela fala, porém quando não falamos de nosso medos, angustias, desejos reprimidos, nosso corpo fala por nós através de doenças psicossomáticas.
Somos reflexos de nossos pais, daquilo que souberam nos ensinar.
Introjetamos: sentimentos, raiva, coisas que não nos pertencem.
Muitas vezes em situações limítrofes, entre o id e superego, temos de buscar uma forma de aliviar nossas “dores”, buscando formas de extravasar nossas questões.
Acredito que quando podemos deslocar sentimentos para arte, nos ajuda a expressar, aquilo que não conseguimos falar com palavras.
A dança também é uma forma de arte, onde através de movimentos conseguimos entrar em contato consigo mesmo, dando espaço para se conhecer, perceber e entender seus limites, sua capacidade, se olhar como um todo, e se colocando em pulsão de vida para se tornar mais leve.
Existem pessoas que encontraram na arte uma forma de sair de estados deprimidos, quando passam a se conhecer o quanto é importante para si próprio.
Porém mesmo na arte, precisamos observar o quanto nos dedicamos, para que não haja um deslocamento daquilo que não queremos entender ou ressignificar.
Na vida ou em qualquer área temos que achar um equilíbrio
“Existem momentos na nossa vida, em que as palavras perdem o sentido ou parecem inúteis, e, por mais que se pense em uma forma de empregá-las, elas parecem não servir. Então nós não dizemos, apenas sentimos” (Freud)

Por Solange Zanardi Baptistella

Deixe um comentário