MENTORES

Freud – Pai (fundador) da psicanálise

Os principais conceitos da Psicanálise de Freud são: a noção de inconsciente; a teoria sexual e o princípio do prazer e de desprazer; a teoria das pulsões e a noção de aparelho psíquico.

A análise é feita a partir da associação livre, no qual o paciente é encorajado a dizer o que vier à sua mente, bem como a relatar seus sonhos. Também o desenvolvimento das crianças em fases ou estádios psico sexuais. Foi o primeiro a afirmar que as crianças também têm sexualidade.

Acreditava que a mente humana era composta de três elementos: o id, o ego e o superego. E ainda elabora os mecanismos de defesa

Lacan – discípulo de Freud

Uma psicanálise lacaniana é acima de tudo um processo de escuta do possível analisante, que se inicia através de entrevistas preliminares onde o paciente é convidado a falar e,portanto, se escutar sobre sua vida, sua história, sobre o que o faz sofrer.

Lacan formulou conceitos como Real, Simbólico e Imaginário, objeto a, gozo, entre outros, ele considera como os quatro conceitos fundamentais da teoria psicanalítica os já propostos e demarcados por Freud: Inconsciente, Repetição, Transferência e Pulsão.

De acordo com a teoria de Lacan, não vivemos em um mundo de realidades. Nosso mundo é composto de símbolos e de significantes. Lacan não apenas afirma que o inconsciente é como uma língua. Ele também propõe que, antes da língua, não existe o inconsciente para o indivíduo.

Jung

Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos de personalidade extrovertida e introvertida, arquétipo e inconsciente coletivo.

O principal conceito é a individuação, consciente individual e inconsciente pessoal e coletivo, complexos, arquétipos, ego, persona, sombra, anima e animus, self, sincronicidade,numinoso, tipos psicológicos introvertido e extrovertido.

Winnicot

Trabalhando como médico com crianças separadas da família em consequência da Segunda Guerra Mundial, o psicanalista inglês Donald Winnicott, encontrou um interessante campo de estudo que lhe permitiu perceber etapas fundamentais do desenvolvimento da pessoa. Foi assim que constatou, por exemplo, a importância do brincar e dos primeiros anos de vida na construção da identidade pessoal. As conclusões a que ele chegou são preciosas para o trabalho dos educadores.

Boa parte dos conceitos de Winnicott se refere ao “desenvolvimento emocional primitivo”, cujos efeitos, segundo ele, são de importância crucial para o indivíduo por se estenderem para além da infância. Muitos problemas da fase adulta estariam vinculados a disfunções ocorridas entre a criança e o “ambiente”, representado geralmente pela mãe.

Os conceitos de verdadeiro e falso self (em inglês, palavra que se refere à própria pessoa) são um bom exemplo. “O self se forma com base nas experiências que o bebê acumula”. “É aquilo que, embora indefinível, faz o indivíduo sentir que ele é único.” A relação com a mãe leva o bebê a administrar a própria espontaneidade e as expectativas externas. “Se a mãe aceitar as manifestações do bebê – como a fome, o desconforto, o prazer e a vontade -, em vez de impor o que acredita ser o certo, o bebê vai acumulando experiências nas quais ele é sempre o sujeito, e o self que se forma pode então ser considerado verdadeiro”, explica Bogomoletz. Porém o self construído em torno da vontade alheia é o que Winnicott chama de falso e que priva o indivíduo de liberdade e de criatividade.

Anna Freud

O nome Freud é mais frequentemente associado com Sigmund, o médico austríaco que fundou a escola de pensamento conhecida como psicanálise. Mas sua filha mais nova, Anna Freud, também foi uma psicóloga influente que teve um grande impacto sobre a psicanálise, psicoterapia e psicologia infantil.

Anna Freud fez mais do que viver sob a longa sombra de seu pai. Em vez disso, ela se tornou uma das psicanalistas mais importantes do mundo. Ela é reconhecida como a fundadora da psicanálise infantil, apesar do fato de que seu pai muitas vezes sugeriu que as crianças não poderiam ser psicoanalisadas, indo contra as ideias de Melanie Klein também

Ela também se expandiu no trabalho de seu pai e identificou muitos tipos diferentes de mecanismos de defesa que o ego usa para se proteger de ansiedade. Enquanto Sigmund Freud descreveu uma série de mecanismos de defesa, foi sua filha Anna Freud que forneceu a aparência mais clara e abrangente aos mecanismos de defesa em seu livro O Ego e os Mecanismos de Defesa (1936). Muitos destes mecanismos de defesa (tais como a negaçãorepressão e supressão) tornaram-se tão bem conhecidos que eles são usados frequentemente na linguagem cotidiana.

Reich

Nos anos 1920, o austríaco Wilhelm Reich (1897-1957) era considerado um dos discípulos mais promissores do pai da psicanálise, Sigmund Freud (1856-1939). Ele morreria décadas depois em uma prisão dos Estados Unidos, sob acusações de fraude e suspeitas de promover atividades sexuais ilícitas.

Reich é considerado nos dias de hoje uma ovelha negra dentro da psicanálise tradicional, mas nem sempre foi assim. Com apenas 23 anos, ele foi aceito como membro da prestigiada Sociedade Psicanalítica de Viena, fundada por Freud.Foi o próprio criador da psicanálise que levou o jovem à instituição para que tratasse seus pacientes em uma clínica ambulatorial que ele criou na capital austríaca.

Nessa época, Freud já havia desenvolvido sua teoria sobre a neurose e atribuído sua origem à repressão sexual. Reich levou o conceito além e propôs que a repressão se dava não apenas no plano psíquico, mas também no físico.

Ele acreditava que o corpo respondia à repressão gerando tensão muscular, o que, com o passar do tempo, se traduzia em dores crônicas e doenças. Dizia que era uma “armadura” ou uma “couraça” que moldava o físico e o caráter do indivíduo e determinava como essa pessoa encarava sua existência.

O conceito despertou interesse, mas Reich propunha uma solução radical para o problema: a repressão deveria ser combatida não apenas verbalmente, como ensinava Freud, mas também fisicamente. Com esse objetivo, desenvolveu uma terapia que rompeu com uma das doutrinas básicas da psicanálise: a neutralidade entre o profissional e seu paciente.

Bert Hellinger

Dedicou-se a uma formação terapêutica diversificada que abrange desde a psicanálise até a terapia familiar, incluindo a terapia primal, a terapia da gestalt, a análise transacional e a hipnoterapia. Sua contribuição mais original é o seu modelo de Constelações Familiares, baseado numa visão integral e profunda da realidade humana. A partir das constelações familiares, ampliou seu método de trabalho para outros sistemas, assim como as constelações empresariais, constelações organizacionais e constelações educacionais. A base são as ordens do amor. Hierarquia, pertencimento e equilíbrio de troca. Quando essas leis são violadas, há emaranhamentos no sistema familiar.

E não podemos deixar de citar também as constelações familiares veterinárias, tão bem abordadas e elaboradas, pelo Dr. Marcos Eduardo Fernandes (veterinário e professor do instituto), em que através de sua vivência clínica, adaptou-as às constelações, onde o pet, é o bioindicador do sistema familiar no qual ele está inserido. Através dos sintomas de doenças do pet, são abordados também o sistema familiar humano.Os diversos autores, as diversas técnicas aplicadas que ajudam a pessoa a ter uma melhor qualidade de vida, são sempre benéficas.

Afinal, como diz Jung:

“ Ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

Alguns profissionais mais ortodoxos acabam não aceitando novas técnicas nas terapias tradicionais, mas temos como princípio, que o importante é bem estar e qualidade de vida a pessoa humana, bem como aos pets

Melanie Klein

Foi uma das maiores psicanalistas da história. Seguidora de Freud, com genialidade e amor à verdade erigiu uma escola com pensamentos próprios e distintos. 
 
Suas teorias vieram de seus trabalhos com crianças, o que possibilitou a investigação psicanalítica dos primeiros meses de vida, abrindo as portas para o tratamento de pacientes psicóticos.
 
Outros desenvolvimentos se seguiram à psicanálise de crianças, como o estudo dos estados maníaco depressivo, a identificação projetiva como defesa do ego, e a inveja primária na constituição da personalidade. 
 
Sua teoria das posições depressiva e esquizoparanóides são a primeira grande sistematização da teoria psicanalítica. 
 
Utilizou também os termos seio bom, seio mau para descrever um objeto parcial arcaico da fantasia do EU, qualificado a partir do princípio de prazer.